.
HISTÓRICA LAGUNA/SC A melhor vista está no Morro da Glória
 |
| No alto do Mirante da Glória, a melhor vista panorâmica da cidade de Laguna/SC |
FOTOS DE KHEILA AMORIM ESPINDOLA. Clique nelas para melhor visualizá-las.
.
POR RAMADAN PEREIRA ESPINDOLA
Professor de Kung-fu/Wushu Shaolin do Norte da Associação Hasse de Cultura
Oriental e Artes Marciais
Bacharel em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC)
Formado em Administração pela
Faculdade Borges de Mendonça
Escritor, Blogueiro e Diretor do Biblioram
 |
| Ponte Anita Garibaldi, as vésperas de ser inaugurada |
Ao contrário do que eu esperava para os dias que viriam, minha rápida visita na charmosa LAGUNA, no Estado de Santa Catarina (SC), foi debaixo de um clima atípico. Uma temperatura que variou entre 22 a 28 graus Celsius da manhã até as últimas horas da tarde, dessas primeiras semanas de um inverno mentiroso. Na famosa terra de "Ana Maria de Jesus Ribeiro, a célebre heroína dos dois mundos Anita Garibaldi" (WIKIPÉDIA, 2015), estive pela primeira vez no ano de 2003, durante minhas primeiras aventuras nas estradas catarinenses. Nessa época, eu enfrentava a temida malha rodoviária do sul do país a bordo de uma modesta motocicleta de 125 cilindradas, que a tenho até hoje, e que continua apelidada carinhosamente como "Florbela Espanc". Quando se fala em Laguna, lembra-se de Anita, e nesse momento é importante falar um pouco de sua marcante trajetória que entrou para os livros de história. A moça "tinha 18 anos de idade quando encontrou-se com Giuseppe Garibaldi. E ele tinha 32 anos [...] Em 1847, a heroína foi para a Itália com os três filhos e encontrou-se com a mãe de Giuseppe. Em 9 de fevereiro de 1849, presenciou com o marido a proclamação da República Romana, mas a invasão franco-austríaca de Roma, depois da batalha no Janículo, obrigou-os a abandonar a cidade. [...] Anita e o marido tinham que enfrentar a guerra e lutar para salvar o território italiano. Mesmo grávida do 5º filho, ela enfrentou tudo até o fim. [...] No final da gravidez, tentou não ser um peso para o marido, querendo deixá-lo despreocupado para lutar sozinho na guerra [...] suas condições de saúde pioraram [...]. Ela e Garibaldi decidiram não aceitar o salvo-conduto oferecido pelo embaixador americano e continuaram a fuga, pois não teriam como lutar contra milhares de soldados. [...] Com febre e perseguida pelo exército austríaco, foi transportada às pressas a Ravena, onde morreu junto com a criança, para desespero de seu companheiro (WIKIPÉDIA, 2015). Giuseppe foi "um patriota italiano [...] tomava parte das tropas farroupilhas de Davi Canabarro, em julho de 1839, que chegaram para tomar Laguna e formar a República Juliana", e participou também de "conflitos na América do Sul, sendo considerado uma das mais notáveis figuras da unificação italiana" (WIKIPÉDIA, 2015b).
 |
No alto do mirante Nossa Senhora da Glória, em Laguna/SC |
Deixando as lembranças passadas e os acontecimentos históricos de lado, agora em 2015, nessa minha passagem mais recente em Laguna, notei que algumas significativas transformações surgiram desde 2003, mesmo sendo poucas para mais de uma década. O confuso trevo de acesso que existia na Rodovia Federal Br-101, onde só faltava o tráfrego de elefantes, hoje está mais seguro e compreendido. E isso proporcionou melhor mobilidade, pelo menos até a Ponte Anita Garibaldi (ver imagem ao lado esquerdo), que começou a ser construída há mais de três anos, e atualmente é uma das mais extensas do Brasil. Saliento aqui, que após essa minha rápida passagem, essa tal travessia sobre a bela Lagoa do Imaruí seria inaugurada dias depois com a ilustre presença da Presidente da República do Brasil, Dilma Roussef. Na área central do município ocorre uma merecida reabilitação da Gustavo Richard, uma das principais vias do centro, como também em algumas ruas e servidões. Minha ligeira visitação a esse lugar uniu a vontade de comer com a sensação agradável de conhecer mais um pouco de um dos locais de maior importância histórica do nosso país. A necessidade de almoço, que aconteceu num simples buffet livre muito frequentado por pessoas mais humildes, veio em boa hora, mesmo que já acabara a sobremesa de gelatina de morango. Entretanto, essa pausa serviu para mais tarde atravessarmos um dos pontos extremos do lindíssimo litoral catarinense. A fome sanada propiciou continuar com mais conforto e sanidade na longa estrada que levou horas depois até nosso principal destino, o balneário gaúcho de Capão da Canoa, no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Entre uma visita e outra na histórica Laguna, adentrei na Biblioteca Pública Municipal onde fui tentado por uma mesa contendo muitos livros para serem doados. Depois visitei o Museu histórico onde foi fundada em 1839 a República Juliana. Nas mediações conheci uma loja bastante curiosa, onde comprei um telefone fixo em formato de uma assustadora caveira cromada, o que era minha cobiça de longa data. Depois disso, faltava chegar ao ponto mais alto da cidade, o Mirante da Glória, ignorado por mim em 2003, e que possui a melhor vista panorâmica de Laguna (ver primeira imagem central dessa matéria), incluindo suas belas praias invadidas no verão por turistas de diversas partes do Brasil. "A estátua de Nossa Senhora [...] está de braços abertos. [...] Desde 1953, a estátua abençoa e protege Laguna. [...] Para muitos fiéis, ela é a intercessão mais próxima com Jesus.
A devoção à também conhecida como Rainha do Céu e da Terra [...] A estátua foi construída pelo escultor alemão, Alfredo Itaege, inaugurada em 31 de maio de 1953. Ela é considerada a maior do gênero no Brasil.
Localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal – usado para sinalizações da Marinha -, o ponto mais alto de Laguna (126 metros de altitute), a imagem da santa tem 8 metros de altura, o pedestal 14 metros, com dimensões entre os braços de 4,8 metros. [...]
 |
| Em frente do Museu histórico de Laguna/SC |
O idealizador do monumento, segundo a paróquia Santo Antônio, foi o então pároco da época, Padre Gregório Warmeling. Em 2003, uma missa campal foi realizada no alto do morro para celebrar os 50 anos de construção da estátua". (PREFEITURA DE LAGUNA, 2015). Pelo tempo que ali fiquei para tentar encontrar o melhor ponto para fotografias, nenhuma alma sendo bendita ou maldita por ali esteve, e pelo visto o local é muito pouco frequentado. Melhor só, do que na triste companhia de um bando de drogados, como em muitos lugares que já estive e que muito lamentei pela sensação de insegurança. As únicas presenças fixas são as diversas antenas de rádio e telefonia que deturpam o lugar, e a crescente vegetação implorando pela poda, que atrapalhou muito o registro de belas imagens, além de um vento que soprou nessa altitude.
.
REFERÊNCIAS
WIKIPÉDIA: Anita Garibaldi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Garibaldi . Acesso em: 16 jul. 2015.
.
WIKIPÉDIA: Giuseppe Garibaldi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Garibaldi. Acesso em 17 jul. 2015b.
.
PREFEITURA DE LAGUNA. Religião e cultura: uma das inúmeras opções de turismo em Laguna. Disponível em: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias/religiao-e-cultura-uma-das-inumeras-opcoes-de-turismo-em-laguna-3777 . Acesso em: 17 jul. 2015.
.
CLIQUE nessas logomarcas e seja MAIS um SEGUIDOR Biblioram
Ajude a DIVULGAR o Biblioram. A HTML está abaixo. É só copiar e colar.
.
Seu COMENTÁRIO é muito importante. CLIQUE abaixo e dê sua opinião.
.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário