5 de abril de 2015

SÃO BONIFÁCIO / SC

         
.
 SÃO BONIFÁCIO / SC 
 Terra das cachoeiras, ou terra das grutas?? 
.
A igreja matriz do município, cuidadosamente preservada externa e internamente.
.
FOTOS DE KHEILA AMORIM ESPINDOLA. Clique nelas para melhor visualizá-las.
.
POR RAMADAN PEREIRA ESPINDOLA
Professor de Kung fu/Wushu Shaolin do Norte da Associação Hasse de Cultura Oriental e Artes Marciais
Bacharel em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Formado em Administração pela  Faculdade Borges de Mendonça
Após o esculhambado período de carnaval, o primeiro e esperado feriadão de 2015 é a sexta feira santa. Mesmo tendo mais um dia somado ao sábado e ao domingo de Páscoa, e levando em consideração o histórico de Biblioram em períodos como esse, não é preciso ir tão longe para passar um final de semana diferente e descobrir um novo lugar. Ainda mais que nossa equipe já tem, super bem planejado para o mês de maio desse ano, uma excursão bem mais longa e cansativa, que em breve será detalhadamente narrada nesse ilustre blog. Mas para todas as grandes sagas realizadas por esse portal, é preciso um pequeno 'aquecimento', mesmo que seja em cumprir uma fácil promessa, mas que há muito tempo minha insistente zona de conforto vinha prolongando por um motivo ou outro, e confesso, na maioria das vezes desculpas injustificáveis. Agora eu posso dizer que conheço, mesmo sendo um pouquinho, SÃO BONIFÁCIO, um modesto e acanhado município de colonização alemã, situado na Região da Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina (SC). Essa minha esperada visitação lembrou muito a de São Pedro de Alcântara/SC, outra pequena cidade da mesma região, pela sua tranquilidade e seus simpáticos moradores com sotaque alemão. Além da bem preservada Igreja Católica Matriz, São Bonifácio possui em seu território incontáveis cachoeiras que concede a bela cidade o respeitado título de Capital Catarinense das Cachoeiras. Conhecemos uma dessas quedas d'águas, a Cachoeira do Bebe, onde tivemos que descer caminhando por aproximadamente cem metros até chegarmos bem perto dela, conforme foto acima ao lado esquerdo. Há muitas outras, inúmeras, que nem mesmo os nativos mais idosos do município sabem responder quantas são com precisão. Porém, a maioria dessas maravilhas são de dificílimo acesso até mesmo para os trilheiros mais experientes. Mesmo sendo reconhecida pelo sua extensa riqueza em águas, na opinião descontraída  desse humilde escritor que registrou algumas curiosidades ao longo do caminho que leva a esse lugar -, cabe a cidade receber outro justo título, a de Capital Catarinense das Grutas de Santas. Há várias delas espalhadas pelos acessos e área central. 
Um importante ponto turístico de São Bonifácio, que passa despercebido pela maioria dos visitantes, é o monumento criado na Praça Principal dessa cidade, que guarda as cinzas de alguns mortos no famoso, sangrento e histórico Combate da Serra da Garganta. Tal serra tem sua maior extensão pertencente ao município vizinho de Anitápolis/SCSegundo o site referenciado no final dessa matéria, tal evento acontecido na data de 16 de outubro de 1930, "foi ocasionado por um levante ocorrido nas Forças Armadas do Rio Grande do Sul em apoio a Getúlio Vargas" um dos fortes opositores ao governo federal na época. Mas nem tudo é bonito, interessante e maravilhoso de se ver nesse lugar, pois um dos motivos de Biblioram existir é exatamente falar mal, sempre considerando um alto grau de razão, ou seja, não tem achismo e tem que ser verdade para comentar. Então, testemunhei algumas situações desagradáveis, que eu acreditava só acontecer em São José/SC, onde resido desde que nasci. Viemos de fora, percorremos quase 80 quilômetros achando que nas cidades do interior é tudo maravilhoso. Mas não!! Tudo é igual e todos os lugares tem problemas parecidos e espíritos de porcos estão por toda parte, todavia em menor proporção. Nas redondezas da mesma praça do centro, onde ao fundo também está localizado o único hospital da cidade, um grande cachorro manso com aparência de Labrador preto, muito sujo, sem dono - não há dúvidas -, caminhando só e demonstrando estar cansado e sedento (ver imagem ao lado direito). O animal se revezava nas sombras das árvores da praça e ao lado dos pneus de um fusca velho branco enferrujado e quase caindo aos pedaços. 
Lógico, que a possibilidade do pobre bicho ser atropelado por essas ruas nada movimentadas é mínima. Mas o estado de saúde dele merecia cuidados veterinários. Outro ponto negativo testemunhado nesse feriado religioso, que atraiu muitos visitantes de outras cidades, pelo incrível que pareça não encontramos nenhum restaurante de portas abertas, e essa foi a reclamação de muitos turistas com quem dialogamos nesse dia. Abrir mão de um feriado, ir a um lugar criando uma enorme expectativa para um dia espetacular, e lá passar uma fome dos infernos, tenho que admitir: foi complicado, e por isso fomos obrigados a antecipar nossa despedida. Situações como essas contrariam a simpatia de um povo hospitaleiro e a placa de "bem vindo" no portal de abertura da cidade (conforme imagem acima). Tem muitas prefeituras pelo Brasil que não dão a mínima para estrutura turística, infelizmente, e eu não esperava, uma delas é a de São Bonifácio. Muito contente ficou o proprietário da única padaria em funcionamento, situada em frente a um mini-mercado também de portas abertas, que faturou um bom dinheiro com seus pastéis, pães de queijo quentinhos e gostosas tortas.
.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO
.
.
REFERÊNCIAS
PREFEITURA MUNCIPAL DE ANITÁPOLIS. 
Disponível em: http://www.anitapolis.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/1028 . Acesso em 3 abr. 2015.
.
CLIQUE nessas logomarcas e seja MAIS um SEGUIDOR Biblioram
      
PARCEIROS BIBLIORAM:
  
Ajude a DIVULGAR o Biblioram. A HTML está abaixo. É só copiar e colar.
.
Seu COMENTÁRIO é muito importante. CLIQUE abaixo e dê sua opinião.
.

Nenhum comentário: