21 de abril de 2015

GUARDA DO EMBAÚ

.
 GUARDA DO EMBAÚ 
 Beleza de praia na Grande Florianópolis 
.
O ponto mais belo, a Praia da Guarda do Embau se unindo ao Rio Madre
.
FOTOS DE KHEILA AMORIM ESPINDOLA. Clique nelas para melhor visualizá-las.
.
POR RAMADAN PEREIRA ESPINDOLA
Professor de Kung fu/Wushu Shaolin do Norte da Associação Hasse de Cultura Oriental e Artes Marciais
Bacharel em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Formado em Administração pela  Faculdade Borges de Mendonça
Nos últimos três anos, minha modesta biblioteca vem recebendo em seu pequeno mural algumas anotações feitas a mão, uma espécie de pequena lista de compromissos pessoais, lembretes de todos os meus objetivos que costumavam cair no esquecimento. Depois que adotei essa idéia, geralmente tenho cumprido com todos meus desejos repentinos, mesmo na maioria das vezes demorando mais do que deveria. Quando as pessoas distantes e até próximas me perguntavam sobre a GUARDA DO EMBAÚ, eu me sentia bastante constrangido de dizer que não a conhecia com os próprios olhos. Logicamente, pela famosa beleza do lugar muito divulgada em fotos e filmagens de jornais e revistas, mas muito mais pelo fato dessa bela praia estar localizada a apenas quarenta e cinco quilômetros de onde resido, numa cidade vizinha. Então, aproveitando o bom feriado da Inconfidência Mineira, ou de Tiradentes como queiram chamar, fui visitar a querida "Guarda", assim carinhosamente apelidada pelos receptivos nativos e aos muitos novos habitantes, advindos de outras cidades, estados e até países, e que hoje possuem com orgulho residência fixa nesse pequeno paraíso junto a natureza. O bairro da Guarda do Embaú fica situado no desenvolvido município de PALHOÇA, na região da Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina (SC), todavia, há quem diga que sua maior extensão praiana pertence a outro município vizinho menos famoso, PAULO LOPES/SC. Nessa discussão geográfica eu não meto, e deixo para quem entende. Próximo ao pedágio, o mesmo que divide os dois mencionados municípios, saindo da Rodovia Federal BR-101 e acessando uma irritante estrada de paralelepípedo muito vagabunda e mal sinalizada, e que também leva até o Bairro da Pinheira, rapidinho todos chegamos na bela "Guarda". O lugar aparentemente esbanga tranquilidade e simpatia em seu elogiável centrinho composto por uma diversidade em bares, restaurantes e lojas, algumas apresentando uma arquitetura tribal bem criativa que desperta curiosidade e provoca elogios. Em breves diálogos com alguns comerciários, notá-se que muitas lojas trabalham com objetos artesanais importados de nações asiáticas, entre elas a Indonésia. 
Infelizmente, o que assusta, é que a Guarda do Embaú tem boa parte de sua fama destacada nos noticiários policiais, tanto que tive de maneirar nas quantidades de referências relacionadas no final dessa matéria. Ao digitarmos os termos "Guarda do Embaú" na pesquisa do Google, é possível recuperar um amplo material comprometedor, mais do que suficiente para escrever uma enciclopédia de fatos negativos a respeito do lugar. Os moradores mais reservados reclamam das festas barulhentas, carros com som alto, excesso de gritaria, ocorrências de roubos, e o pior tudo, consumo de drogas por parte de vagabundos que acreditam que, em seu mundo encantado e psicodélico, é normal fumar maconha na frente de famílias. Há dois anos atrás, corpos de indivíduos com ligação ao tráfico de drogas foram encontrados nas dunas, e até mortes no próprio bairro já ocorreram em plena luz do sol. O caso mais recente gerou muita comoção e repercussão, uma espécie de discussão tola ente vizinhos envolvendo orgulho e intolerância, que terminou com o falecimento de um famoso surfista alvejado a tiros por um policial supostamente embriagado. Contudo isso, quem não conhece e queira um dia pisar, nadar e até surfar num lugar espetacular, a "Guarda" é um excelente indicação, só cabe as pessoas, caso temam pela própria segurança, decidirem vestir ou não um colete a prova de balas ou portar um spray de pimenta. Confesso que, nessa rápida oportunidade que lá estive, não precisei, e não vi razão para tanto alarde. Voltando ao aspecto positivo do lugar, o que difere as praias na minha leiga opinião de blogueiro, não agora levando em conta sua higienização, são as faixas de areias que podem ser em maiores ou menores extensões. No caso da "Guarda", o que faz ela ser mais atraente que muitas outras é o Rio da Madre
Este considerado, por muita gente, que vai para praia para não se molhar, como um obstáculo que impede o acesso até o mar, ou seja, uma extensa trincheira funda de água bem limpinha (ver primeira imagem central dessa matéria) que deve ser obrigatoriamente atravessada a nado ou de embarcação de pequeno porte como as canoas. Outros pontos interessantes que merecem ser destacados: o costão ao lado esquerdo de quem olha para o horizonte, e as trilhas que levam até outras praias vizinhas. Caminhos estes que trazem muitas placas de madeiras com importantes mensagens de conscientização ambiental como: "daqui leve apenas fotos" e "você é responsável pelo seu lixo" (ver foto ao lado esquerdo). Diga-se a verdade que esta última citação não é respeitada por alguns nativos, entre eles donos de gados do próprio bairro, que permitem que seus bovinos e equinos despejem dejetos pelas trilhas e o costão, forçando os visitantes a pularem 'amarelinha'. Além das fotos, também é permitido trazer nos pés e calçados muito cocô de vaca, cavalo e até de cachorros, aparentemente sem donos que circulam pelo lugar sujeitos a possíveis ataques de carrapatos. As areias que margeiam o Rio da Madre sofrem com essa sujeira, sendo quase um depósito de fezes ao ar livre. O EXEMPLO VEM DE CASA OU NÃO?  A culpa é dos pobres animais? "Não faça o que eu faço, mas faça o que eu digo", esse talvez seja um dos lemas que alguns nativos conservadores da Guarda do Embaú não transmitem aos forasteiros. 
.
"Segundo pessoas antigas da Guarda do Embaú, um tesouro teria sido enterrado na localidade por capitão de um navio perseguido por piratas. O tesouro estaria na estrada de Camboatá “guardado em baú”. A Guarda é uma pequena vila de pescadores, descoberta na década de 70 pelos hippies e pelos surfistas da época, que corriam atrás de boas ondas. Na Guarda desemboca o Rio da Madre e para chegar até a areia, à beira mar, é preciso atravessar o rio a nado ou numa canoa de pescador" (FONTE 1).
...............................................................................................................................................
REFERÊNCIAS:
1) PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA: Disponível em: https://palhoca.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/28 . Acesso em: 21 abr. 2015".
.
2) POLICIA MILITAR DE SANTA CATARINA. Disponível em: http://www.pm.sc.gov.br/noticias/guarda-do-embau-homens-detidos-por-trafico-de-drogas-sdf.html . Acesso em: 21 abr. 2015
.
3) NOTICIAS DO DIA. Disponível em: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/22535-turista-curitibano-e-morto-durante-tiroteio-na-praia-da-guarda-do-embau-na-grande-florianopolis.html. Acesso em: 21 abr. 2015.
.
4) RICMAIS. Disponível em: http://ricmais.com.br/sc/cidade-alerta/videos/sobrevivente-de-tiroteio-na-guarda-do-embau-em-2011-e-preso-em-palhoca/. Acesso em: 21 abr. 2015.
.
5) G1GLOBO.COM. Disponível em: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/01/morre-surfista-ricardo-dos-santos.html. Acesso em: 21 abr. 2015.
.
6) PALAVRA PALHOÇENSE. Disponível em: http://www.adjorisc.com.br/jornais/palhocense/on-line/cotidiano/uma-historia-que-se-repete-orla-da-guarda-do-embau-tambem-vira-pista-1.1348501#.VTbcddJViko. Acesso em: 21 abr. 2015.
.
7) TUDO SOBRE FLORIPA: Disponível em: http://www.tudosobrefloripa.com.br/index.php/desc_noticias/assaltantes_
saeo_presos_na_guarda_do_embau_em_carro_roubado_com_crianca_de. Acesso em: 23 abr. 2015
.
8) DIARIO CATARINENSE. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2013/06/corpos-encontrados-enterrados-nas-dunas-da-guarda-do-embau-apresentam-marcas-de-execucao-4159325.html. Acesso em: 23 abr. 2015.
.
CLIQUE nessas logomarcas e seja MAIS um SEGUIDOR Biblioram
      
PARCEIROS BIBLIORAM:
  
Ajude a DIVULGAR o Biblioram. A HTML está abaixo. É só copiar e colar.
.
Seu COMENTÁRIO é muito importante. CLIQUE abaixo e dê sua opinião.
.

Nenhum comentário: