30 de agosto de 2012

SÃO FRANCISCO DO SUL/SC


.
SÃO FRANCISCO DO SUL/SC

Mais de meio milênio de história
.
IMAGENS DE KHEILA AMORIM ESPINDOLA. Clique nas imagens para melhor visualizá-las.
.
POR RAMADAN PEREIRA ESPINDOLAProfessor de Kung fu.
Bacharel em Biblioteconomia da UFSC

Formado em Administração
Deu início outra grande viagem de motocicleta pela estradas do nosso Brasil. Tínhamos em mente a cada aventura dessa natureza mudarmos a direção. Se em dezembro de 2003, fomos para o sul, até Porto Alegre, no Estado do Rio Grande (RS), em dezembro de 2004 seria a oportunidade de migrarmos para norte do estado de Santa Catarina (SC) com intenção de chegarmos até Curitiba, capital do Paraná (PR). Foram programadas duas paradas ainda pela manhã, em solo catarinense, e assim aconteceu. A primeira, num posto de combustível as margens da Rodovia Br-101, no município de Barra Velha. Nesse local, além de diversas lojinhas, estava instalado um serpentário, e no interior da loja de conveniência, ao olharmos para o alto, uma curiosidade: uma enorme raiz de árvore desconhecida forrando praticamente todo teto (conforme imagem ao lado direito). Após 30 minutos de visitação, seguimos na estrada, e antes de chergamos em Joinville/SC, capital nacional da dança, entramos na Br-280, trecho que leva até a terceira cidade mais antiga do Brasil, SÃO FRANCISCO DO SUL/SC, que já completa mais de meio milênio de vida. Rapidinho encontramos boas estadias, e pernoitamos por uma noite nesse lugar, num bom hotel nas proximidades dos trilhos da linha ferroviária que corta o município. Descobrir lugares bons para almoçar não foi problema, pois nessa cidade pequena é fácil conseguir informação, e melhor nada com preços extorsivos, e por isso, Florianópolis morre de inveja. Fazia um calor muito forte, e mesmo assim, após o almoço, conhecemos alguns pontos importantes como o famosíssimo Museu do Mar onde registramos, por uma de sua janelas, uma imagem do grande Porto da cidade (conforme primeira imagem dessa matéria). Caminhamos um pouco pela área central, e também fomos ao Mercado Público onde tivemos mais contatos com a simpática população nativa, principalmente, com o comércio local, onde compramos umas 'lembrançinhas'. Após isso, nos dirigimos até a Praia do Forte, onde está localizado a Fortaleza Marechal Luz (imagem abaixo, ao lado esquerdo) com seus canhões que dividem a atenção com a bela vista do horizonte e da própria praia que possui uma grande faixa de areia. Me arrependi de não ter levado roupa e material para banho. Azar o meu. Abaixo, conheça um pouco sobre essa cidade. As informações abaixo foram detalhadamente copiadas de um site referenciado no final dessa matéria.
.
Colonizada por portugueses, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Seu charme se deve ao casario em estio colonial português que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-por-Deus e das Pastorinhas. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procuradas por milhares de turistas a cada verão. São Francisco do Sul com 500 anos de História, que marca suas ruas, casas, igrejas, sambaquis, ruelas e becos. Conheça a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, de 1699, construída por escravos, milicianos e pelo povo do lugar, com argamassa feita de uma mistura de cal, concha, areia e óleo de baleia. No interior da igreja está a imagem da padroeira, que data de 1553 e foi deixada ali pelos espanhóis, que ergueram uma capela em homenagem a ela depois de serem salvos de um temporal. Também há estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII e um órgão trazido do Rio de Janeiro em 1823 e que é utilizado até hoje. Conheça as cariocas (bicas d’água), o Museu Histórico, o Museu Nacional do Mar, único do Brasil e que abriga exemplares e réplicas regionais de embarcações do litoral brasileiro, além de instrumentos, documentos, aparelhos de orientação naval, equipamentos, mapas, miniaturas, cenários… Vá também ao Mercado Público Municipal e ao Forte Marechal Hercílio Luz. Conheça o Arquipélago da Baía da Babitonga, a duas milhas marítimas do centro de São Francisco do Sul, com acesso via embarcação – no passado, a Ilha da Rita, uma das muitas ilhas do arquipélago, foi base de combustíveis da Marinha e abasteceu os navios da esquadra brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Visite também a Ilha da Paz, circundada por praias e costões, que abriga um farol construído em 1905. Suba o Morro do Pão de Açúcar, que tem cerca de 150m de altura, e deslumbre-se com a vista da baía”.
.

REFERENCIAS
Portal da Prefeitura de São Francisco do Sul. Disponícel em: http://www.saofranciscodosul.ciasc.gov.br/a-cidade/. Acesso em: 21 jul. 2012
.CLIQUE nessas logomarcas e seja MAIS um SEGUIDOR Biblioram
PARCEIROS BIBLIORAM:
Ajude a DIVULGAR o Biblioram. A HTML segue abaixo. É só copiar e colar..
.
Seu COMENTÁRIO é muito importante. CLIQUE abaixo e dê sua opinião.
.

Nenhum comentário: