SITE OFICIAL: SIFU RAMADAN ESPINDOLA
COREÓGRAFO. ATLETA da Seleção Brasileira de 2016-2020, Campeão Panamericano 2017,  BI-Campeão sulamericano 2016 e 2018. PROFESSOR de Taichichuan, Chikung (Qigong), Taolu Moderno, e Kung-fu Shaolin do Norte. PROFISSIONAL com mais de 33 anos de prática marcial chinesa. Filiado Federação de Kung-fu de Santa Catarina e Confederação Brasileira de Kung-fu/Wushu. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO pela Chinese Health Qigong Association. GRADUANDO de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor integrante do PROJETO PRÁTICAS CORPORAIS UFSC.

SEU PERSONAL TAI CHI, CHIKUNG E KUNG-FU
AULAS PARTICULARES
LANGUAGE-LANGUE
whatsapp-logo-1
facebook (1)_poster_
4-41427_instagram-png-icon-instagram-logo-transparent1
youtube-play-icone
sus

BUSCA pelo TAI CHI cresce no SUS

“O número de pessoas buscando por Práticas Integrativas Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou de 216 mil para 315 mil entre 2017 e 2018. No mesmo período foi registrado crescimento de 157 mil para 355 mil no número de procedimentos relacionados a essas práticas, o que significa aumento de mais de 126%. Além disso, o número de participantes dessas atividades cresceu 36%, indo de 4,9 milhões para 6,67 milhões no período. [...]

PICS são tratamentos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que utilizam recursos terapêuticos aplicados com conhecimentos da medicina tradicional e ajudam a prevenir diversas enfermidades ou facilitam o tratamento paliativo de algumas doenças crônicas. [...]

Essas práticas começaram a ser ofertadas pelo SUS em 2006 em cinco modalidades: medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica, termalismo e fitoterapia. [...]

Documentos da OMS orientam os países a adotarem essas práticas nos seus sistemas nacionais de saúde, e plataformas reconhecidas de estudos científicos, como PubMed e Cochrane, também apontam os benefícios das práticas integrativas para complementar ações de saúde. A meditação, por exemplo, pode ajudar a reduzir riscos de problemas cardiovasculares e melhorar casos de depressão. [...]

O responsável pela elaboração de normas para a inserção da PNPIC na rede municipal de saúde é o gestor municipal, e os recursos que integram o Piso da Atenção Básica (PAB) de cada município ficam a cargo dele, assim como a aplicação de acordo com as prioridades, ou seja, é ele quem decide como, quanto e como o orçamento será gasto. Ficam sob responsabilidade dele também os profissionais que serão contratados e as práticas que serão ofertadas”. [...]

FONTE 100% copiada de:
ESTADÃO SAÚDE BEM ESTAR. https://summitsaude.estadao.com.br/saude-humanizada/busca-por-yoga-e-tai-chi-chuan-cresce-no-sus/. Em: 20 mai. 2023

harvad

HARVAD destaca O TAI CHI

“Em lista divulgada [...] pela Harvard Medical School, com as 5 melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, uma em especial é destacada pela famosa universidade americana quando o assunto é benefícios para a terceira idade: o tai chi chuan.

Considerada uma das mais importantes artes marciais chinesas, a prática incorpora movimentos lentos e relaxantes, que promovem uma maior percepção da respiração, da mente e do corpo. Não à toa, profissionais chamam o tai chi chuan de "meditação em movimento".

Por mesclar os exercícios do corpo com os da mente - e oferecer resultados surpreendentes aos praticantes - o tai chi chuan começou a despertar o interesse de estudiosos em diferentes áreas. Atualmente, um núcleo de pesquisa em Harvard se dedica exclusivamente a avaliar os benefícios da prática. Entre os resultados, concluiu que a prática ajuda a manter a densidade óssea, reduz dores decorrentes da artrite, promove a saúde do coração, reduz a hipertensão e, consequentemente, melhora a qualidade de vida.

Para chegar a esse estado, as práticas são muito focadas em movimentos lentos e dinâmicos, que contam histórias e imitam animais. Cada passo é realizado sem esquecer a respiração e com o objetivo de fazer a "energia vital" fluir e equilibrar a mente. De acordo com o estudo publicado pela escola de medicina de Harvard, além do tai chi, outras quatro atividades podem ser incorporadas ao cotidiano para ficar em forma e diminuir o risco de doenças, independentemente do nível de atividade física ou idade: natação, musculação, caminhada e Kegel (exercícios de fortalecimento do músculo da pélvico).

Para mais detalhes, clique no link: https://www.harvardhealthonlinelearning.com/courses/an-introduction-to-tai-chi-2?utm_source=pll-portal&utm_medium=referral&utm_campaign=tai-chi&utm_source=pll-portal&utm_medium=referral&utm_campaign=introduction-to-tai-chi

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/02/tai-chi-chuan-e-destacada-por-harvard-como-atividade-fisica-ideal-para-idosos-4419732.html

1639683535oms

OMS incentiva a PRÁTICA do TAICHI

“A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a denominação dada ao conjunto de práticas de cuidado milenares na China. A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde a década de 1970, incentiva os países membros da Organização das Nações Unidas a implementarem políticas públicas para uso racional e integrado do recurso terapêutico chinês nos sistemas nacionais de atenção à saúde.

No Brasil, a MTC ganhou força ao entrar para a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Apesar da Acupuntura ser a mais conhecida do escopo de métodos, há também [...] exercícios integrados com respiração, circulação de energia e meditação, como Chi Kung e o TAI CHI.

Por meio de um grupo da terceira idade de Blumenau, a rotina de exercícios do Tai Chi começou a ser popularizada no município. “ Atualmente, as turmas têm usuários de todas as idades”, explica Ethna Unbehaun, coordenadora Municipal das Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde.

"Sempre tive problemas de hipertensão. Com o Tai Chi consigo manter a pressão regular. Também percebi ótimos resultados no aspecto psicológico porque comecei a interagir com outras pessoas", conta Zilma Maria, 74 anos, frequentadora assídua.

"Senti mudanças na força muscular e no equilíbrio do corpo. Praticar Tai Chi faz bem para minha mente e todo ser humano deveria fazer. É muito importante para minha vida", afirma Elvira Laurentis, 72 anos.

FONTE 100% copiada de:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://aps.saude.gov.br/noticia/2375 . Em: 20 mar. 2023

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MODALIDADES:

KUNG-FU: SHAOLIN DO NORTE

Um estilo tradicional, o Shaolin do Norte tem sua origem atribuída ao mosteiro budista de Shaolin.

Fundado em 495 pelo Imperador Xiaowen, o mosteiro Shaolin está localizado numa encosta da montanha Shaoshi, do maciço de Songshan, na província de Henan. Seu nome atual (Shaolin) provavelmente se deriva dos termos “檀林” (floresta de sândalo) ou “丛林” (floresta) que possuem o significado de templo através de metonímia. O mesmo fenômeno acontece com o equivalente deste termo em sânscrito e em pali (van e aranya). Por tanto, Shaolin significa “templo em Shaoshi”.

O templo é também famoso, desde muito cedo, pela arte marcial praticada pelos monges e discípulos leigos.

O estilo Shaolin do Norte é dito como um dos estilos principais oriundos do templo e teria sido transmitido para fora do mesmo no início da Dinasta Qing. O estilo é constituído por dez formas principais a mão livre e várias armas, além das técnicas complementares, inclusive o exercício de respiração conhecido como “Pequeno Sino de Ouro”.

FONTE: Sinobrasileira de Kung-fu

TAI CHI CHUAN

Os estilos internos de wushu são assim denominados por focar sua prática na coordenação entre movimento e respiração. Entre os estilos internos mais praticados estão o taijiquan (tai chi chuan), xinyiquan (hsing-i), baguazhang (pa kua) e tuishou.

Encabeçados pelo taijiquan, têm uma grande base de praticantes mundialmente. Embora sejam parte integrante do wushu tradicional e sejam contemplados nas competições de taolu esportivo, cabe abordá-los separadamente devido às suas particularidades e ao seu grande impacto na sociedade contemporânea.

Estes estilos se caracterizam principalmente pela execução de movimentos suaves e lentos, em um composto de técnicas e fundamentos único. As posturas são circulares e mantidas em contínuo equilíbrio. Ao coordenar o ataque com a respiração e projeção de força, os oponentes são tirados de seu equilíbrio e derrotados. O objetivo das técnicas é a aplicação em combate, mas, com a disseminação das práticas marciais entre pessoas comuns na China, a contribuição para a melhoria da qualidade de vida desses estilos começou a ser explorada mais a fundo.

Essa abordagem se mostrou muito acessível ao público de maneira geral e rapidamente a prática do taijiquan se tornou muito popular no mundo todo em suas diversas vertentes.

Atualmente a prática do taijiquan é tão popular quanto o termo kungfu em si. Suas características singulares o tornaram objeto de estudos relacionados a áreas da saúde e sociais, sendo comprovados seus benefícios em processos de reabilitação e integração social. O interesse pela prática do taijiquan é crescente, bem como as teses científicas que corroboram o seu valor.

FONTE: CBKW

WUSHU MODERNO - TAOLU

Taolu refere-se ao componente de prática de rotina definida (forma) de wushu. Uma rotina de taolu compreende um conjunto continuamente conectado de técnicas pré-determinadas coreografadas de acordo com certos princípios e filosofias para incorporar ataques e defesas características de um estilo. Estes incluem técnicas de mão, técnicas de perna, saltos, rasteiras, posturas, trabalho de pés, imobilizações, projeções, combate corpo a corpo e equilíbrios.

Tradicionalmente, as rotinas de taolu eram compiladas para preservar as técnicas e táticas de uma determinada linhagem ou sistema. Através de treinamento regular gradualmente melhoraria a flexibilidade, resistência, força, velocidade, equilíbrio e coordenação de um praticante, forjando uma identidade técnica. Taolu inclui rotinas individuais e em grupo, bem como rotinas de duelo com 2 ou mais praticantes. Possui um conteúdo rico e diversificado, utilizando tanto técnicas de mãos livres quanto aquelas executadas com armas.

O wushu esportivo se desenvolveu a partir do wushu radicional e é apresentado ao mundo na forma de um esporte atual de nível olímpico, com uma combinação perfeita de práticas antigas e princípios esportivos modernos. Os atletas executam rotinas (de mãos livres ou com armas) com base em regras específicas, destacando suas capacidades atléticas.

As rotinas são avaliadas por um painel de árbitros que avaliam diferentes aspectos de uma performance, ou seja, a qualidade dos movimentos, a performance geral e o grau de dificuldade, e atribuem uma pontuação correspondente. O taolu esportivo é disputado em uma área específica de 8m x 14m, composta de espuma de alta densidade coberta por um tapete de baixa estática.

Fonte: traduzido e adaptado de iwuf.or

QI GONG - CHIKUNG

O qigong-saúde trata da prática de métodos de qigong (exercícios de respiração) presentes nos distintos estilos de wushu tradicional. Embora oriundos do treinamento tradicional, estes métodos foram amplamente estudados e atrelados a conceitos da medicina tradicional chinesa e da ciência do esporte, a fim de organizar uma metodologia voltada para a melhoria da qualidade de vida.

Essa sistematização é capitaneada pela International Health Qigong Federation (IHQF), que promove continuamente o estudo e organização desta modalidade e a disseminação de todo conteúdo a ela atrelado.

A prática do qigong-saúde remete diretamente às práticas dos estilos internos de wushu. No entanto, devido ao enfoque na melhoria da qualidade de vida intrínseco à sua gênese, seu teor e metodologia de treinamento apresentam relações diretas com conceitos da medicina tradicional chinesa, como meridianos e fluxo de energia corporal.  

FONTE: CBKW.

CONTEÚDO DAS AULAS DE TAI CHI

- Forma 'yi jin jing'  12 movimentos
- Forma do 'cajado'
- Forma Li zu jue
- Formas Estilo Yang 8, 16, 24, 32, 36, 40 e 112 movimentos
- Forma da espada Yang 32 movimentos

CONTEÚDO DAS AULAS DE KUNG-FU

FORMAS TRADICIONAIS DE MAOS LIVRES:
As 11 Rotinas de Shaolin do Norte, Garra de Águia, Luo Hap, Luo Han, Louva-Deus, Tigre, Tam Tui e Xing Ni.

FORMAS TRADICIONAIS DE ARMAS CHINESAS:
Sabre 'Facão Chinês' Piguadao, Lança, Quan Tao, Bastão 'Qimegun', Espada, Bastão Articulado "San Tie Gun', Punhal.

FORMAS DE WUSHU MODERNO TAOLU COMPETITIVO:
Wubuquan 8 movimentos, Changquan 16 e 24 Movimentos, Nanquan 16 e 24 Movimentos, Bastão 'Gunshu' 32 movimentos, Facão 'Daoshu' 32 movimentos, Espada 'JiangShu' 32 movimentos e Lança 'QiangShu' 32 movimentos.

BENEFÍCIOS DAS ARTES CHINESAS
1-Melhora a coordenação motora
2-Melhora o ritmo cardiáco
3-Melhora a concentração
4-Redução no nível de ansiedade, depressão, hipertensão, e estresse
5-Aumento no ganho de força física
6-Fortalecimento muscular
7-Aumento do cumprimento muscular por meios de alongamentos
8-Ajuda a recuperar a amplitude articular e muscular
9-Como muitas atividades física, o Kung-fu/wushu combate a tensão
10-Trabalha a respiração por meio do incremento da capacidade cardiorrespiratório
11-Contribui no controle do peso corporal do praticante.
12-Possibilita um tempo de afastamento e distração face aos problemas do cotidianos
13-Melhora a mobilidade e a postura do indivíduo
14-Reduz a obesidade
15-Melhora o desempenho fisiológico
16-Aumenta a auto-estima
17-Melhora o padrão de sono
18-Reduzir as taxas de colesterol e triglicérides
19-Ativa o metabolismo do corpo, fazendo queimar as calorias e as gorduras indesejadas
20-Fortalecer o seu sistema imunológico, tornando-o menos suscetível às doenças
21-Auxilia na mudança de comportamento do praticante. O praticante aprende a respeitar o próximo, aprende que não vale a pena brigar por qualquer coisa, aprende o valor da amizade
22-Dá oportunidade de conhecer pessoas, de se socializar com diferentes tipos de gente
23-Aumenta a resistência nos esforços físicos
24-Faz com que o praticante tenha reflexos mais apurados.
BENEFÍCIOS ÀS CRIANÇAS

1-As crianças tornam-se mais responsáveis, seguras
2-Elas aprendem a importância da disciplina
3-Durante a prática vivenciam situações como: ajudar e aprender em grupo
4-Redução da timidez
5-Aumento da confiança
6-Interação com outras crianças
7-Evita a obesidade infantil.
BENEFÍCIOS DAS AULAS EM CASA

- Escolha do melhor horário
- Ganhe tempo sem sair de casa
- Evite custos de estacionamento
- Se exercite em família no conforto de seu lar
- Maior atenção dedicada ao aluno
- Maior desenvolvimento da prática

 

 


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

LINHAGEM MARCIAL


vulto
ABADE SHIU JIN


vulto

KAN FOI HSI


vulto

MAN POI CHOI


vulto

YIN TA KUNG


vulto

YIN SAM SON


vulto

YIN KAI YUN

TÍTULOS DO SIFU RAMADAN ESPINDOLA

golden_cup_PNG94603[1]
BI-CAMPEÃO SULAMERICANO
ARGENTINA 2016

URUGUAI 2018

CAMPEÃO PANAMERICANO
GUANACASTE COSTA RICA 2017
BI-CAMPEÃO BRASILEIRO
SÃO JOSÉ CAMPOS/SP 2015

LONDRINA/PR 2018
BI-CAMPEÃO SUL-BRASILEIRO
VIAMÃO/RS 1996
CURITIBA/PR 1997

PENTACAMPEÃO CATARINENSE
2016 - 2017 - 1997 - 1994 - 1991

PROFESSOR FILIADO:

logo_fkwsc-circle
CBKW
cropped-logo-Sinobrasileira
logocurvasnew-circle
LOGO REDONDA FUNDO TRANS