25 de outubro de 2012

BIBLIORAM EM LAGES/SC

.
BIBLIORAM EM LAGES/SC

Nereu Ramos, o único presidente catarinense
.
FOTOS DE KHEILA AMORIM ESPINDOLA. Clique nelas para melhor visualizá-las.
.
 POR RAMADAN PEREIRA ESPINDOLA
Professor de Kung fu.
 

Bacharel em Biblioteconomia da UFSC
Formado em Administração
Numa manhã de Dezembro de 2007, saímos de Rio do Sul, Estado de Santa Catarina (SC). Seguimos pela Rodovia BR 470, e entramos na BR-116, em direção ao planalto serrano, mais precisamente, ao município de LAGES. Essa cidade é conhecida por realizar anualmente, no inverno, a famosa festa do pinhão. Durante o percurso sofremos com a violenta variação climática, ainda mais trafegando em motocicletas. Essa região é muito fria. Antes de chegar ao nosso destino passamos por enormes e belos terrenos florestados em Curitibanos, e nessa cidade abastecemos as motos. Ao chegarmos em LAGES, fomos direto a procura de hospedagem, e isso foi bem tranquilo. Já hospedados, nessa tarde desse mesmo dia, mantivemos nossos primeiros contatos com os nativos da cidade ao visitarmos o parque Tanque Jonas Ramos. Caminhamos bastante pelo centro onde visitamos diversos museus, inclusive a famosa Catedral Diocesana, construida em 1922. Entramos num Pet shop, onde conhecemos um cachorro da raça Basse com as patas traseiras imobilizadas e se conduzindo numa espécie de cadeirinha de roda (conforme imagem acima, ao lado esquerdo). Segundo o dono, que acreditou na recuperação do animal, um problema de coluna foi a causa de ter deixado o Basse nesse estado.
Também visitamos o Estádio de Futebol Vidal Ramos, muito utilizado décadas atrás pelo Internacional de Lages, time local que revelou vários jogadores que mais tarde passaram a jogar nos principais times do estado. Foi interesante visitar, o Memorial Nereu Ramos (imagem ao lado direito) que conta a história do único catarinense a ocupar o cargo de Presidente da República do Brasil. Nesse memorial está localizado os restos mortais desse político, que por muitos anos ficaram num cemitério do Rio de Janeiro. O momento marcante dessa aventura foi a visita ao morro da Cruz (primeira imagem dessa matéria). Não foi fácil chegar lá, pois o acesso pela morreba é horrível, mas vale a pena, pois ao chegar no topo somos presenteados com uma belíssima imagem de toda a cidade. Na manhã seguinte, já retornávamos para casa, mas antes fizemos algumas paradas em Bom Retiro e Alfredo Vagner. 
.
REFERÊNCIAS: 
Prefeitura Municipal de Lages. Disponível em: http://www.lages.sc.gov.br/turismo/pontos_turisticos.php. Acesso em: 24 set. 2012.
.
CLIQUE nessas logomarcas e seja MAIS um SEGUIDOR Biblioram
PARCEIROS BIBLIORAM:
Ajude a DIVULGAR o Biblioram. A HTML segue abaixo. É só copiar e colar..
.
Seu COMENTÁRIO é muito importante. CLIQUE abaixo e dê sua opinião.
.

Nenhum comentário: