Ramadan P. Espindola, ao lado de Valdinei Marques, funcionário da COMCAP
.
Fotos de Ramadan Pereira Espindola.
.
Por Marcelo Reis Oliveira Espin.
Na data de 13 de maio, Biblioram foi conhecer o Museu do Lixo, que pertence a Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP), em Florianópolis/SC. A COMCAP é a empresa contratada pela Prefeitura da capital catarinense para cuidar da limpeza da cidade. Durante nossa visita foi descoberto a existência de parcerias entre Empresa e Escolas da região, que por meio de interação e visitas agendadas demonstram aos alunos visitantes como devem tratar, dividir e reciclar o lixo produzido pela população. Nosso Biblioram, Ramadan Pereira Espindola foi muito bem recebido pelo dedicado funcionário Valdinei Marques, com quem aprendeu muito sobre os cuidados e destinos benéficos e maléficos do nosso lixo. No museu, fazemos uma viagem no tempo, pois o espaço porta objetos antiguíssimos encontrados no lixo, como móveis, eletrodomésticos, máquinas de costuras, LPs, vitrolas, telefones, máquinas datilográficas, calculadoras, máquinas registradoras, bandeiras, filmadoras, quadros, dvdplayers, vídeos-games, vídeos cassetes, máquinas fotográficas, livros, lampiões, Fitas de vídeos, aparelhos de som e etc... O que mais surpreendeu é que não somente de antiguidades vive o museu. Além disso, produtos que a pouco tempo surgiram e que ainda são muito utilizados são descartados pelas pessoas. Aparelhos celulares, computadores, teclados musicais, guitarras, violões, e até (acredite se puder, ao assistir o vídeo abaixo), um piano e uma TV de Plasma de 32”. Baseado nisso comprova-se que grande parte das pessoas, motivadas pelo desenvolvimento acelerado do avanço tecnológico, não se importam em consumir menos sem se preocupar em doar a quem precisa.
A seguir NÃO DEIXE DE ASSISTIR O VÍDEO, e de se espantar com o que são encontrados pelos Garis durante a coleta do lixo. Saiba mais sobre a COMCAP e seu importante trabalho de 38 anos a serviço de Florianópolis. As informações a seguir foram detalhadamente copiadas do site da Prefeitura Municipal de Florianópolis, referenciado no final dessa matéria
. "A Companhia Melhoramentos da Capital - Comcap é a empresa de economia mista que cuida da limpeza da Capital, contratada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, sua acionista majoritária. A Comcap tem 38 anos de existência, um quadro de 1,3 mil empregados e a missão de prestar serviços públicos de saneamento ambiental com eficiência, qualidade e responsabilidade social. A companhia recolhe em média 14 mil toneladas de resíduos sólidos por mês no Verão e 10 mil toneladas na baixa temporada. São 450 toneladas de lixo por dia na alta temporada, chegando, no início de janeiro, a picos de mais de 700 toneladas de produção diária. Também são recolhidas em média 600 toneladas de materiais recicláveis a cada mês. Papel, vidro, metal e plástico que a população separa para a coleta seletiva são doados a duas associações de triadores – ACMR e Aresp.
. Todos os serviços de coleta de resíduos sólidos na Capital são executados diretamente pela Comcap. Apenas a operação de aterro sanitário é terceirizada. Empresa privada contratada pela prefeitura é responsável pelo transporte e manejo do lixo do Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) no Itacorubi até o aterro sanitário localizado em Biguaçu, distante 40 quilômetros. Além da coleta de lixo domiciliar, a Comcap cuida da limpeza pública da Capital. As equipes da Comcap varrem mais de 300 mil metros lineares de ruais, distância suficiente para cruzar três vezes a Ilha de Santa Catarina, da Praia de Naufragados à Ponta do Rapa. Fora as praças e calçadões que são como limpar a área formada por 300 campos de futebol. Também mantém os serviços de capinação e raspagem dos logradouros.
HISTÓRICO: Em razão do que era considerado pela administração municipal como alto custo das obras públicas de pavimentação, na administração do prefeito municipal de Florianópolis, Ary Oliveira, foi criada uma empresa de economia mista municipal que pudesse gerir com maior eficiência alguns serviços de competência municipal, sendo criada a COMCAP - Companhia Melhoramentos da Capital, através da Lei Municipal nº 1.022 de 22 de julho de 1971. Nos anos 70 a COMCAP realizava cobrança de taxas de melhorias e taxa de pavimentação à Prefeitura Municipal de Florianópolis, bem como desenvolveu programas de pavimentação comunitária. . Comcap assume coleta de lixo em 1º de dezembro de 1976, com nova atribuição com a criação do LIMPU - Departamento de Limpeza Pública. Passava então a cuidar da coleta de lixo da cidade, já que fora dispensada a empresa carioca Sanenge, contratada no ano anterior para recolher os resíduos, além de assumir a responsabilidade pelos serviços de varrição de ruas, capinação, remoção e limpeza de valas a céu aberto.
. Em 1977, foi criado o Departamento de Engenharia da Comcap e um ano mais tarde, 1978, implantada a Operação Verão para atender a demanda turística. Em 1979, ocorreu a desativação da britadeira, utilizada na produção de artefatos de cimento. Em 1982, a COMCAP implantou uma Cozinha Industrial, desativada posteriormente em 1994, quando os empregados da COMCAP passaram a ter carga horária diária de trabalho de 06 horas. Em 1986, a Companhia implantou o projeto Beija-flor em determinados bairros da cidade, estabelecendo de forma pioneira no Brasil a coleta seletiva pelo sistema de porta em porta e criou em sua estrutura organizacional o Departamento de Manutenção e Transportes realizando os serviços de manutenção preventiva e corretiva de toda a frota da Companhia, inclusive serviços de torno, borracharia, lavação, lubrificação e continuando com os serviços de abastecimento interno dos veículos. Em 1994, a experiência da coleta seletiva foi expandida à área urbana da cidade.
. Com o passar dos anos, a COMCAP vem norteando suas atividades pelos critérios de humanização e modernização do trabalho, pelo respeito à preservação do meio ambiente e pelo reconhecimento da sua obrigação com o interesse público, especializando-se na sua missão de coleta e destinação do lixo e de limpeza pública, abrindo mão de serviços secundários como a administração dos "cestões do povo" e do serviço de barcas da Lagoa da Conceição. . Os serviços de varrição foram modernizados com a aquisição de varredoura mecânica e os serviços de capina foram agilizados com a contratação de capinadeira mecânica. O reconhecimento do compromisso com a comunidade tem direcionado a prestação de serviços da Companhia, inclusive promovendo melhorias nos serviços de administração dos equipamentos de uso público como estacionamentos e sanitários, cuja administração é de responsabilidade da COMCAP. Em 1998 foi criado um serviços especial de recolhimento de materiais inservíveis como geladeiras, fogões, sofás, galhos de árvores, pneus, etc. denominando-se coleta de lixo pesado. . No local onde funcionou o antigo aterro sanitário da cidade, no bairro Itacorubi, foi construída a nova Estação de Transbordo do lixo recolhido na cidade, que inclui um galpão onde é feita a descarga para transferência do lixo domiciliar ao destino final com 600 metros quadrados de área construída e capacidade de operacionalizar 450 toneladas por dia. . Também foi realizada a ampliação do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, com a construção de galpão com capacidade para a separação de 400 toneladas de lixo seletivo por mês. E, a implantação de um Centro de Treinamento e Educação Ambiental, em prédio com 200 metros quadrados, composto de vestiário, refeitório e sala para atendimento de escolares, comunidade e pessoal envolvido com o meio ambiente. O novo Centro de Transferência de Resíduos é um ponto essencial para a consolidação do sistema de gerenciamento de resíduos em Florianópolis. . Hoje, a Comcap desenvolve as seguintes atividades: Coleta de lixo domiciliar; Remoção de lixo pesado; Coleta Seletiva de Lixo; Remoção de entulho e de varrição com caixas brooks e caminhão caçamba; Remoção de resíduos/entulhos em qualquer parte da cidade; Capina mecanizada; Capina manual; Roçagem; Limpeza de canais e valas a céu aberto; Varrição; Administração de estacionamentos e sanitários públicos; Limpeza em eventos, como festas populares, religiosas e promovidos pela Prefeitura Municipal; Programas de mutirões desenvolvidos pela Prefeitura Municipal" .
REFERÊNCIAS Prefeitura Municipal de Florianópolis. Disponível em: http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/ . Acesso em: 15 mai. 2010. . BIBLIORAM também está presente em:clique e confira PARCEIROS BIBLIORAM: .
Nenhum comentário:
Postar um comentário