10 de janeiro de 2013

LAGO DA PEDREIRA EM SÃO JOSÉ/SC

.
LAGO DA PEDREIRA EM SÃO JOSÉ/SC

Abandono, prisões e muitas mortes no Bela Vista
.
FOTOS DE KHEILA AMORIM E RAMADAN P. ESPINDOLA. Clique nelas para melhor visualizá-las.
.
 POR RAMADAN PEREIRA ESPINDOLA
Professor de Kung fu.
 
Bacharel em Biblioteconomia da UFSC
Formado em Administração
Quando eu era garoto - com uns 10 anos de idade no máximo - conheci uma obra da natureza perdida a poucos quilômetros de onde morava. Havia uma antiga pedreira, nos fundos de onde hoje está localizado o Bosque das Mansões, um dos primeiros grandes condomínios fechados da Região da Grande Florianópolis/SC, e para ser mais exato, localizado no tradicional Bairro Bela Vista, no município de SÃO JOSÉ. Nas dependências desse local, um enorme lago que recebia a visitação de muitas pessoas que queriam se banhar em suas águas. O lugar atraía muitos curiosos. Eu me lembro que durante o verão, principalmente, nos finais de semana,  pelo menos 200 pessoas estavam lá para curtir a natureza, e as águas refrescantes do LAGO DA PEDREIRA, e assim, ficou conhecido. Eram tempos difíceis para quem residia na cidade josefense, pois não haviam parques aquáticos e era preciso se deslocar pelo menos 35 quilômetros para chegar até as praias - recomendadas para banho - mais próximas de Floripa e municípios vizinhos. Esse lago era um grande atrativo no veraneio. O tempo passou, e a empresa de extração de minerais que cuidava do local já não estava mais lá, e para maioria das pessoas, como eu, foram esquecendo a existência dessa obra da natureza. De anos em anos, a população dos bairros vizinhos recebiam boatos de mortes que ali aconteciam em virtude de afogamentos. 
Algumas pessoas também morreram por terem mergulhado de cabeça nas pedras no fundo do lago. Em 2009, tentei retornar ao local, mas fiquei com medo, pois no início da trilha que leva até as águas, estavam sentados 2 indivíduos mal-encarados consumindo drogas pelo caminho. Por precaução, nessa oportunidade decidi não seguir em frente. Mais alguns anos se passaram e novamente esqueci da existência do lugar, até esse último dia do ano de 2012 - o ano em que o mundo não acabou! - pois a saudade apertou. A melhor forma de acessá-lo é pela trilha no final da  Rua  Antonio Schroeder, que dá acesso a Avenida das Torres. Chegamos ali, pedimos informações para alguns residentes, entre eles uma antiga moradora que nos alertou para não visitarmos a região, pois já há alguns anos, pessoas estranhas acessavam a trilha. Também nos falou que no dia anterior a essa nossa visita, a polícia foi até lago e prendeu vários suspeitos de venda de drogas. Foi preciso 2 camburões para levar os presos. Agradecemos todas as informações e alertas transmitidos pela mulher, mas não hesitamos, e mesmo assim começamos a caminhar pela trilha. É preciso andar  por apenas 5 minutos para visualizar o lago, e instantes antes já notávamos a presença de alguns jovens no lugar. De cara, encontramos dois adolescentes enrolando uma espécie de cigarro, e pelo cheiro, parecia ser de maconha. 
Eles ficaram mais assustados com nossa equipe , do que nós com eles. Mas foi tudo em paz. A gurizada pode ser maconheira mas foi gente boa! Tratei de puxar papo rapidinho, para ter mais afinidade. Conversa vem e conversa vai, eles confirmaram que até 2011, sempre tinha alguém que perdia a vida ali por não saber mergulhar. Para quem não conhece o lugar, precisa tomar muito cuidado, pois nem todos os pontos são seguros para mergulho, e mais, não se tem conhecimento exato de qual é a profundidade do lago. Não há informação nem sinalização no local. De acordo com esses jovens, esse ano de 2012 foi o único que não houve relatos de mortes. "Cara, esse ano de 2012, foi o único que o lago não levou ninguém", diz um dos maconheiros que ali estavam. Eles ainda nos disseram que o local não está mais preservado, pois muitos visitantes trazem consigo animais de estimação, e é preciso ter algumas precauções quando se leva bichos para esses lugares. Também havia outros jovens se banhando nas águas, inclusive, acredite, um deles com uma prancha de Surf. Andamos até onde podíamos ao redor do lago, e a falta de preservação é enorme. 
Cheiro de fezes e muito lixo enfeitam negativamente o ambiente. Honestamente, da mesma forma que eu estava ansioso para rever o lugar, também fiquei para ir embora quando presenciamos esse descaso. Mesmo assim, as imagens são extraordinárias, isso é inegável, basta ver as fotos no decorrer dessa postagem. Os paredões de pedras que parecem sustentar os terrenos do Bosque das Mansões são belas, conforme imagens ao lado esquerdo e também a seguir. Ao retornarmos, notamos uma bela vista do Bairro Bela Vista.
.
Vista do Bairro Bela Vista em São José/SC
.
No alto, o Condomínio Bosque das Mansões

.
REFERÊNCIAS
Clickrbs. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,0,2754694,Jovem-morre-afogado-no-Lago-da-Pedreira-em-Sao-Jose.html. Acesso em: 1 jan. 2013.
. 
CLIQUE nessas logomarcas e seja MAIS um SEGUIDOR Biblioram
PARCEIROS BIBLIORAM:
Ajude a DIVULGAR o Biblioram. A HTML segue abaixo. É só copiar e colar..
.
Seu COMENTÁRIO é muito importante. CLIQUE abaixo e dê sua opinião.
.

Nenhum comentário: